Afirma-se que a vida na Terra começou há aproximadamente 4,3 bilhões de anos, quando a Terra pode ter desenvolvido condições adequadas para sustentar a vida e e existem várias teorias sobre como a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas postulam que a natureza da vida é dual (não dualística), ou seja, que ela é tanto molecular e quanto eletromagnética.
A vida evoluiu na Terra sob o campo magnético natural da Terra com eletromagnetismo, uma das quatro forças fundamentais. Pesquisadores sugerem que para o início da ordem uma quantidade suficiente de energia livre assim como uma densidade suficiente de dipolos elétricos são necessários e assim um campo eletromagnético coerente pode ter sido estabelecido muito antes do surgimento da vida, talvez até mesmo nos sistemas químicos.
O campo eletromagnético organizou os processos moleculares dentro das células primitivas, na direção de ganhar mais energia livre do ambiente, e em uma continuidade garantida de organização por meio da multiplicação e de um processo de seleção, o que levou a um processo evolutivo de formas cada vez mais adaptadas. Isso significa que os campos eletromagnéticos devem ter desempenhado um papel importante no surgimento da vida na Terra.
Leitura:
– Igor Jerman (1998). Electromagnetic origin of life. Electro- and magnetobiology, 17(3): 401-413.
-Weronika Erdmann et. al. (2021). How geomagnetic field influences life on earth. Origins of life and evolution of biospheres, 51: 231-257.
-Lutz Kolemann (2021). Electromagnetic fields to sustain life on earth, in space and planets.
-Alistair Nunn et al. (2022). Bioelectric fields at the beginnings of life. Bioelectricity.