Cientistas sugerem que as ondas cerebrais gama são a frequência ideal do funcionamento cerebral, já que elas são capazes de vincular as informações de todas as partes do cérebro e ajudam a melhorar a memória e a percepção. As ondas cerebrais gama são a faixa de frequência de ondas cerebrais mais rápidas, com a menor amplitude e estão associadas ao aumento das habilidades mentais, ao pico de concentração e a altos níveis de funcionamento cognitivo.
Experimentos com monges budistas tibetanos mostraram uma correlação entre estados mentais transcendentais e ondas gama em 40 hz. Essas evidências e pesquisas em oscilações de banda gama explicam o senso elevado de consciência, bem-aventurança e de acuidade intelectual subsequente à meditação. A oscilação gama em 40 Hz desempenha um papel no processo de integração sensorial, um processo pelo qual várias áreas do cérebro ao lado do córtex primário são ativadas para maior percepção do estímulo recebido. Estudos demonstram que a simulação externa da atividade cerebral na banda gama em 40 Hz é eficaz no tratamento da doença de Alzheimer. Outros estudos mostraram que as ondas cerebrais gama também estão intimamente associadas ao processamento das informações, porque as frequências gama estão ligadas ao processo sensorial.
Um número de experimentos apóia a hipótese de que a base para a consciência nos estados de vigília e no sonho são as oscilações de 40 Hz. As ondas de 40 Hz evocam um efeito terapêutico para o ouvinte à medida que as conexões entre os neurônios são aprimoradas. Aumentar a quantidade de ondas gama no cérebro pode ajudá-lo a processar melhor as informações, aumentar e aprimorar o foco, além de ajudar e melhorar a memória de longo e curto prazo. Além disso, o aumento das ondas cerebrais gama também pode ajudá-lo a ter mais paz de espírito, melhor sono, menos ansiedade e menor risco de depressão. O som isocrônico nessa meditação, é uma batida normal de um único tom, cuja a pulsação levará o seu cérebro à frequência de 40 hz.
Leitura:
-Austin, J. H. (1998). Zen and the Brain: Toward an Understanding of Meditation and Consciousness (MIT Press, Cambridge, MA).
-Lisman, J. E. (2010). Working Memory: The Importance of Theta and Gamma Oscillations. Current Biology, 20(11).
-McDermott, B. et al. (2018). Gamma Band Neural Stimulation in Humans and the Promise of a New Modality to Prevent and Treat Alzheimer’s Disease.