Uma linha de tempo alternativa ou realidade paralela se refere geralmente a um mundo ou realidade independente e separado que coexiste com o mundo em que vivemos. Embora os universos paralelos e as linhas do tempo alternativas envolvam realidades alternativas, eles não são conceitos intercambiáveis. Os universos paralelos se referem a versões múltiplas hipotéticas do nosso universo que existem simultaneamente lado a lado. Elas podem ser pensadas como diferentes ramificações de uma única linha do tempo, onde cada resultado possível é realizado em sua própria realidade separada. Por outro lado, linhas do tempo alternativas envolvem pontos divergentes no tempo onde os eventos podem tomar um curso diferente, resultando em uma versão alternativa da história.

Teóricos sugerem que viagem no tempo pode ser possível, mas apenas com linhas do tempo paralelas ou histórias múltiplas. Nesse cenário, a viagem no tempo necessariamente resulta na criação de uma nova linha do tempo ou, equivalentemente, na divisão de uma linha do tempo em duas. Diferentemente da imagem do espaço-tempo ramificado, onde todo o espaço-tempo se ramifica em diversas cópias físicas de si mesmo para acomodar as diferentes linhas do tempo, nas linhas do tempo emaranhadas cada linha do tempo não é um universo separado, mas sim uma realidade separada na superposição do estado quântico geral de um único universo.

As experiências vívidas dentro dos sonhos, levaram à proposição de que os sonhos simulam essas realidades alternativas. Os nossos pensamentos e emoções futuras em resposta a acontecimentos potenciais futuros podem nos influenciar e o cérebro sonhador alcança o seu depósito de memórias e associações pré-existentes para ajudá-lo a pré-apresentar essas linhas de tempo. O acesso às linhas do tempo não envolveria mudanças graduais, mas sim um “salto” quântico para uma dimensão alternativa, uma linha do tempo diferente e uma versão alternativa de si mesmo, que não é criada intencionalmente, mas que já existe como uma potencialidade.
Leitura:
-Penrose, R. & Hameroff, S. (2011). Consciousness in the Universe: Neuroscience, Quantum Space-Time Geometry and Orch OR Theory.
-Stapp H. P. (2017). Retrocausation in quantum mechanics and the effects of minds on the creation of physical reality.
-Hauser, J. & Shoshany, B. (2020). Time-travel paradoxes and multiple histories.
-Shoshany, B. & Wogan, J. (2023). Wormhole time machines and multiple histories.
-Shoshany, B. & Stober, Z. (2024). Time travel paradoxes and entangled timelines.