A gratidão é um estado experiencial que é distinto de simplesmente pensar positivamente e é definida como uma resposta emocional positiva, como a felicidade, o contentamento, e a esperança que percebemos ao dar ou receber um benefício de alguém que pode ser material ou imaterial.
Pesquisas demonstram que a gratidão fortalece o nosso sistema imunológico e influencia o sistema nervoso autônomo que comanda os processos subconscientes. Os místicos afirmam que todo sentimento causa uma impressão subconsciente e, a menos que seja contrariado por um sentimento mais poderoso de natureza oposta, ele será expresso. Os nossos sentimentos determinam a resposta que recebemos da natureza, já que eles são sentidos como perturbações em um campo de informações que nos conecta com tudo e dessa forma, sentir é a linguagem que fala diretamente à fonte de toda a criação.
A lei criativa da mente subconsciente torna você a imagem e semelhança daquilo que você contempla e assim, como uma lupa amplia o objeto em que está focalizada, a gratidão amplia o bem em nossas vidas. A atitude constante de gratidão torna-se uma convicção em nossa mente mais profunda e nos mantém em sintonia com o infinito e conectados com as energias criativas do universo.
Leitura:
-McCraty, R. (2002). The Appreciative Heart: The Psychophysiology of Positive Emotions and Optimal Functioning. Institute of HeartMath.
-Wallace D. Wattles (2007). A ciência de ficar rico.
-Gregg Braden (2008). A Matriz Divina: Uma jornada através do tempo, do espaço, dos milagres e da fé.
-Joseph Murphy (2012). A força do poder da fé.
-Philip C. Watkins (2014). Gratitude and the good life. Springer.
-Alex Korb (2015). The Upward Spiral: Using Neuroscience to Reverse the Course of Depression, One Small Change at a Time .
-Neville Goddard (2016). O sentimento é o segredo.
-Neville Goddard (2016). O poder da consciência.
-Joe Dispenza (2018). Como Se Tornar Sobre-humano.