A origem extraterrestre da vida na Terra

A origem da vida na terra é desconhecida, embora exista uma abundância em especulações. A panspermia é a teoria de que a vida na terra veio do espaço, de cometas, asteróides ou de outros planetas, ou seja, que a vida em nosso planeta é de origem extratrerrestre. Pesquisas puderam verificar que pequenos corpos como asteróides e cometas agem como como uma fonte de distribuição de vida, pois eles podem proteger as “sementes da vida”, incluindo o DNA e o RNA, vida viva, fossilizada ou dormente, celular ou não celular.

Muitas espécies de micróbios desenvolveram a capacidade de sobreviver a um impacto violento de hipervelocidade, aceleração extrema e ejeção no espaço, como também as temperaturas frias, o vácuo de um ambiente interestelar; os raios ultravioleta, raios cósmicos, raios gama e a descida pela atmosfera e o pouso na superfície de um planeta.

O DNA e o RNA desempenham papéis fundamentais no transporte de informações genéticas em toda a vida na terra. Cientistas sugerem que a existência do DNA é um caso tão improvável que é razoável suspeitar que uma forma primitiva de vida foi plantada deliberadamente na Terra por uma sociedade tecnologicamente avançada em outro planeta. O DNA parece emergir com uma rapidez improvável, é altamente complexo, é iniciado em sua forma aperfeiçoada e permanece constante e estável em funcionalidade quase indefinidamente. O código do DNA oferece possibilidades quase infinitas com respeito aos organismos que pode construir e aos ambientes para os quais pode moldar a vida.

Nesse sentido, a molécula de DNA pode ser vista como uma tecnologia de terraformação, destinada a modificar os ambientes planetários. Assim, a vida veio originalmente para este planeta do espaço sideral, carregada por detritos cósmicos, ou poeira e meteoritos. Os primeiros “micróbios a chegar à terra” continham a maquinaria genética para o cultivo da árvore da vida. Eles também mudaram o planeta de uma forma que criou as condições de vida certas, alterando o útero do planeta para que esta semente pudesse crescer ramos e dar frutos na forma de espécies cada vez mais complexas.

Leitura:

-Fred Hoyle & Chandra Wickramasinghe (1984). Evolution from space.

-Joseph, R. (2009). Life on Earth Came From Other Planets. Journal of Cosmology, 1: 1-56.

-Jose Diez. Beyond Darwin: the hidden rhythm of evolution.

-Lothar Schäfer (2013). Infinite Potential.

-Bruce R. Fenton, Daniella Fenton, Erich von Däniken (2020). Exogenesis: hybrid humans: a scientific history of extraterrestrial genetic manipulation.