O significado da reencarnação | O karma, a recompensa e a punição

Ao redor do mundo existem muitas formas de crença sobre a reencarnação e nesse conceito, o homem está predestinado a encarnar repetidamente e que as condições, circunstâncias e ambientes da nova vida terrena são determinados pelas ações, pensamentos e tendências mentais da vida anterior. Assim, o karma é visto como a lei da recompensa e da punição, o determinante do renascimento, o saldo não pago da conta de débito e crédito. Porém, em vez de um karma retributivo, existe uma lei de causa e efeito no universo que age exatamente como qualquer outra lei da natureza.

A ação de causa e efeito no plano material e físico é confundida muitas vezes com a lei de causa e efeito no plano espiritual. As aflições vistas no mundo são o resultado da operação das leis da natureza impostas por Deus, algo acima da punição pelos pecados, e que opera de acordo com leis físicas invariáveis e que afeta igualmente os justos e os injustos, assim como qualquer lei natural. A lei de causa e efeito espiritual é um princípio imutável, mas ela pode ser usada conscientemente já que revertendo a atitude mental é possível alterar a sequência dos eventos.

Estes princípios universais de ação têm a ver com a evolução de todas as coisas na natureza, de acordo com leis bem estabelecidas, e a alma em evolução está continuamente se esforçando para encontrar o caminho ao longo das linhas da evolução. Consequentemente, a dor espiritual é uma indicação de que alguém está no caminho errado e que deve encontrar um caminho melhor para seguir em frente. Sob este ponto de vista, as pessoas não são punidas pelos seus pecados do passado, mas pelo uso ignorante da lei e assim a dor não um castigo, mas é algo pelo qual podemos subir para coisas mais elevadas, para algo melhor.

Leitura:

-William Walker Atkinson (1908). Reincarnation and the law of karma.

-James Allen (1909). The mastery of destiny. -Maurice Nicoll (1952). Living time and the integration of the life.

-Joseph Murphy (1963). The power of your subconscious mind.

-Thomas Troward (2022). O processo criativo no indivíduo.