O pensamento é a força subjacente a tudo e isso significa que o pensamento é sempre o pai de nossos atos, hábitos, caráter, vida. Nós crescemos na semelhança daquelas coisas que contemplamos e assim o seu caráter é a soma total de seus hábitos, e os mesmos foram formados por seus atos conscientes que são precedidos por um pensamento.
Todos os estados mentais são hábitos construídos por escolha, até se tornarem automáticos. Isso significa que um pensamento constantemente repetido torna-se finalmente um hábito fixo da mente, e desses hábitos procede a vida, já que é da natureza da mente adquirir conhecimento pela repetição de suas experiências. Um pensamento que a princípio é muito difícil de manter e de persistir, torna-se finalmente, por ser constantemente mantido na mente, uma condição natural e habitual. Neste poder da mente para formar e reformar seus hábitos e condições estão contidos os fundamentos da salvação da vida do homem e o autodomínio.
Existe um princípio universal chamado de força de hábito cósmica que é a lei que torna cada criatura viva e cada partícula de matéria sujeita à influência do seu ambiente. Todas as ações e reações são fixadas com base nesta ordem universal e na ciência da realização pessoal você busca assumir o controle dessa ordem assumindo o controle de seus hábitos por meio da autodisciplina e eles tornam-se parte da sua natureza pela repetição que se intensifica até se tornar uma obsessão.
Leitura:
-Ralph Waldo Trine (1900). Character-Building Thought Power.
-James Allen(1904). Out from heart.
-Napoleon Hill (1963). Cosmic Habit Force.
-Arthur L. Costa & Bena Kallick (2000). Habits of Mind.