Evidências cietíficas têm demonstrado que apenas pensar em algo pode alterar a maneira como os neurônios do cérebro são conectados e organizados em circuitos, conhecido como fiação sináptica. Segundo pesquisadores, o grau neuroplástico do nosso cérebro depende da nossa capacidade de mudar a percepção do mundo à nossa volta, de mudar de idéia e de mudar a nossa personalidade. Do ponto de vista neurológico, somos transformados de momento a momento pelos pensamentos que pensamos, pelos sentimentos que criamos, pelas memórias que processamos e até pelos sonhos que abraçamos. Tudo isso altera a maneira como o cérebro funciona, produzindo novos estados mentais que são registrados em nosso cérebro.
De acordo com a neurociência a mente não é o cérebro, mas sim o cérebro em ação. O cérebro possui três estruturas anatômicas individuais com as quais produz diferentes aspectos da mente, uma mente consciente e uma mente subconsciente. A mente subconsciente é composta por identificações e associações positivas e negativas que dão origem a hábitos e comportamentos, e essa parte da mente está localizada no sistema nervoso autônomo, a sede emocional do corpo.
Dessa forma, os nossos pensamentos repetitivos e inconscientes produzem padrões de comportamento automáticos adquiridos que são quase involuntários. Esses padrões comportamentais são hábitos e tornam-se neurologicamente conectados no cérebro. O ato de imaginar, conhecido como o ensaio mental, faz com que os circuitos em nossos cérebros se reorganizem para refletir as nossas próprias intenções. Nesse sentido, quando mudamos de ideia, independentemente das sugestões ambientais, e insistimos firmemente em um ideal com concentração sustentada, o cérebro funcionará como se a experiência desejada já tivesse acontecido.
Leitura:
-Schwartz, J. M. et al. (2004). Quantum physics in neuroscience and psychology: a neurophysical model of mind–brain interaction. Phil. Trans. R. Soc. B.
-Kafatos, M. et al. (2011). How Consciousness Becomes the Physical Universe. Journal of Cosmology, 14.
-Joe Dispenza (2015). Cure-se a Si Próprio. Lua De Papel.
-Joe Dispenza (2018). Como Se Tornar Sobre-humano Descubra o Novo Mundo para Lá da Realidade Física. Lua De Papel.
-Neville Goddard (2018). O Despertar da Imaginação. Clube de Autores -Joseph Murphy (2019). O poder do subconsciente. BestSeller; Edição: 90.