Atualmente, os humanos dividem principalmente o mundo em três dimensões, o espaço euclidiano de comprimento, largura, altura. De acordo com a física, o tempo é uma dimensão própria e foi cunhado pelo físico Albert Einstein como a 4ª dimensão usando a sua teoria da relatividade e todas as quatro dimensões estão inseridas no que chamamos de universo, no qual toda a matéria (e, portanto, o espaço), o tempo e toda a energia estão armazenados.

Teóricos sugerem que a realidade física do nosso universo, percebida tradicionalmente dentro de uma estrutura quadridimensional, pode ser de fato uma manifestação de dimensões de nível superior. Nessa teoria o universo quadridimensional de Einstein, possui duas dimensões temporais, a quinta e a sexta dimensão. A quinta dimensão é vista como uma força enteléquica, um conceito derivado da filosofia de Aristóteles, referindo-se a uma causa intrínseca de dar forma que impulsiona a atualização do potencial. A força enteléquica da quinta dimensão confere forma e direção, facilitando a atualização do potencial dentro das estruturas organizacionais e representa um princípio fundamentalmente inverso à entropia, caracterizado pela tendência dos sistemas de se moverem em direção à desordem e à aleatoriedade.

Somente a quinta dimensão x5 do espaço estrutural contém os dados morfogenéticos ou os projetos de todos os seres vivos e as estruturas de todo o cosmos material que vão de partículas elementares a sistemas vivos complexos guiando a atualização de estruturas e processos físicos de uma maneira que transcende as restrições convencionais de espaço-tempo quadridimensionais. Este domínio atua como uma ponte facilitando a transição da unidade, de uma imagem ou uma ideia, para a multiplicidade diversa que caracteriza o mundo observado. A sexta dimensão controla a quinta dimensão, pois ela muda ao longo do tempo para o estado estável e dinâmico. A quinta dimensão representa todas as estruturas possíveis no cosmos e a sexta, a sua realização no tempo, ou seja, na quarta dimensão, e os eventos latentes na quinta e na sexta dimensão são as possíveis causas para os eventos manifestos na dimensão temporal.
Leitura:
-Illobrand von Ludwiger (2012). The New Worldview of the Physicist Burkhard Heim.
-Lothar Schäfer (2013). Infinite Potential: What Quantum Physics Reveals About How We Should Live.
-Leong, D. (2024). Re-contextualizing Heim’s 12 Dimensions: A Comparative Analysis with Contemporary Theories of Energy, Reality, and Consciousness.
1 comentário