Transumanismo | A ideia mais perigosa do mundo

O movimento filosófico chamado de transumanismo defende a ideia de que o estado biológico da humanidade com as suas limitações não reflete o ponto final da evolução. Os transumanistas argumentam que tecnologias como a engenharia genética, criônica, inteligência artificial e nanotecnologia permitirão que os seres humanos alcancem coisas antes imaginadas apenas na ficção científica. Os humanos evoluirão para variedades de “pós-humanos” e nos conduzirão a uma era e sociedade “transumanas”, com tecnologias que ultrapassam os limites da humanidade, já que venceremos o medo de uma morte inevitável eliminando a inevitabilidade da própria morte.

Onde o transumanismo defende o aumento e o aprimoramento da mente e do corpo, o pós-humanismo visa substituir os humanos completamente, reduzindo a população de espécimes biológicos naturais à medida que várias formas de inteligência artificial assumem o controle e para alguns transumanistas, a condição pós-humana poderia refletir seres superinteligentes, imortais e aparentemente divinos. No transumanismo, o universo físico é a única realidade e há uma rejeição na crença em Deus ou qualquer coisa sobrenatural, abraçando a evolução biológica não guiada, o cientificismo e o materialismo.

A tecnologia atual tem razões inteiramente próprias que não levam necessariamente em conta as necessidades do homem, e esse enorme mecanismo desumano, ao qual toda a raça humana agora serve em vez de comandar, parece muito provavelmente destinado à destruição sistemática do mundo natural. O pós-humanismo envolve uma desconstrução da ideia de humanidade por uma série de razões diferentes, já que essa força de desconstrução diz que você não é um humano, que você não tem um eu, que você não é uma pessoa e que você não tem consciência. Porém a consciência espiritual é a força motriz e todas as outras coisas são meras manifestações e assim, uma compreensão completa da verdadeira natureza da humanidade deve incluir a dimensão espiritual.

Leitura:

-James Tunney (2021). Human Entrance to Transhumanism: Machine Merger and the End of Humanity.

-Pablo-Garcia-Barranquero (2021). Transhumanist immortality: Understanding the dream as a nightmare.

-James Tunney (2024). AI-posthumanism: A Cryptic Soap Opera.

Deixe um comentário