Harmonia das esferas | A música universal

Musica universalis, também chamada de música das esferas ou harmonia das esferas é um conceito filosófico antigo que considera as proporções nos movimentos dos corpos celestes, do sol, da lua e dos planetas como uma forma de música que pode ser ouvida pela alma.

Essa descoberta é atribuída a Pitágoras, que viveu no século 6 a.C. na ilha grega de Samos. Lá, ele liderou uma escola de pensamento que combinava a filosofia, a música, a matemática e a geometria (quadrivium). Para Pitágoras e os seus seguidores, a geometria e a matemática tinham uma chave para a natureza de toda a vida. A música das esferas incorpora o princípio metafísico de que as relações matemáticas expressam qualidades ou „tons“ de energia que se manifestam em números, ângulos visuais, formas e sons, todos conectados dentro de um padrão de proporção.

A afinação para os pitagóricos foi considerada originalmente como uma expressão da harmonia do universo, e em termos musicais, ela significa ajustar um tom para estar em sintonia ou em „harmonia“.