A cabala sugere que o universo e todas as criaturas foram formadas por números, letras e sons, gerados a partir das combinações das quatro letras do próprio nome de Deus, o Tetragrammaton IHVH. Nesse conceito, o início de todas as coisas é um vácuo de espírito puro que não é limitado por condições de tempo ou espaço, chamadado de Ain, o zero misterioso.
Essa essência pura desejava expressar a vida e se moveu em direção ao centro de si mesma, produzindo um círculo dentro do círculo, que era sem limite ou fronteira, chamado de Ain Sop. O seu movimento continuou até o centro do seu círculo sem limites, onde se tornou um ponto que se transformou em luz, Ain Soph Aur, significando a luz ilimitada, os três em um. Todas as idéias que são, foram ou sempre serão estão contidas nesse ponto de luz que é um símbolo da unidade, pois ele é indivisível, o princípio subjacente a todos os números e do qual todos os números se originam.
Esta mônada, deu origem a si mesma e aos outros nove globos ou esferas por sua vontade, começando com chokmah uma potência masculina, o princípio positivo, a eletricidade e, binah a potência feminina, o princípio negativo, a atração magnética, gerando a santíssima trindade. De dez esferas, o processo de criação cósmica se desdobrou em 4 triângulos, cada um representando um mundo ou plano de existência, níveis de densidade crescente. Cada uma das 10 esferas tem o seu próprio nome particular que mostra as qualidades e atributos do criador, onde o número é a taxa vibracional dessas qualidades e estes são os ingredientes para toda a criação.
Leitura:
-Shirley Blackwell Lawrence (2001). The secret science of numerology. The hidden meaning of numbers and letters. New page books.
-Ted Andrews (2003). Simplified Qabala Magic. Llewellyn Publications; 2nd Revised ed. Edition.
-Many Palmer Hall (2003). The Secret Teachings of All Ages. TarcherPerigee; Illustrated Edition.
-Ted Andrews (2009). Pathworking. A qabala guide tp empowerment and initiation. Dragonhawk Publishing.
-Russell Jacquet-Acea. In search of the sacred tetragrammaton.