A Cabala nos dá uma visão sistemática e lógica do universo, sua evolução e as energias dentro dele. Na cabala, a formação do universo, da energia espiritual pura à matéria física, se distingue em nove estágios da manifestação. Esses estágios de manifestação divina representam também níveis sucessivos de maior consciência e energias dentro de cada um de nós, onde reside o nosso potencial. Essas energias que residem nesses níveis dentro de nós não são imaginárias, mas são tão reais quanto todos os outros aspectos do nosso ser.
O símbolo da árvore da vida é o epítome da visão microcósmica / macrocósmica do universo e aprendendo a despertar e aplicar as forças simbolizadas dentro dela, somos capazes de tocar e despertar esferas maiores da nossa própria natureza interior. Isso nos permite concentrar essas energias de forma mais criativa em nosso benefício e nos guia para as habilidades dentro de nós que permitem que capacidades criativas maiores se manifestem. Conforme trabalhamos com as sephiroth como estados de consciência, percebemos gradualmente que elas também são planos reais de existência onde há vida tão real quanto a vida no plano físico.
Através do estudo, da meditação e de vários exercícios simples, podemos nos tornar uma árvore da vida viva, repleta de todas as forças e energias inerentes ao universo. A árvore da vida está conectada com os conceitos da ascensão, já que as esferas de energia devem ser equilibradas e ativadas, permitindo que cada um possa manifestar, agir e trazer para baixo a luz superior, a energia mais elevada possível para a terceira dimensão.
Leitura:
-Shirley B. Lawrence (2001). The secret science of numerology. New page books.
-Ted Andrews (2003). Simplified qabala magic. Llewellyn Publications.
-David K. Miller (2011). Kaballah and the ascension. Light Technology Publishing.