Existe uma rede de energia que abrange tudo, uma energia cósmica primordial e todas as culturas ao redor do mundo tem um nome para essa energia. Na china essa energia é chamada de qi onde tudo o que existe foi produzido pelo seu movimento. No taoismo, todas as coisas visíveis vieram e se originaram do qi, a substância mais básica que compõe o cosmos, e todas as coisas são produtos de suas multidões de transformação. Nesse conceito, qi são partículas muito diminutas em movimento contínuo, a „fonte profunda“ e a „força motriz“ na transformação de todas as coisas.
A energia qi flui não apenas por todo o nosso planeta, mas por todo sistema solar e galáxia e conforme a posição da terra, do sol e dos planetas muda, o mesmo ocorre com o movimento da energia chi, que por sua vez afeta o nosso próprio fluxo de energia. Qi permanece principalmente dentro de entidades como corpos humanos, plantas ou edifícios, mas parte dele flui constantemente para fora. O fluxo de energia qi de uma entidade para outra é a base do Feng Shui, que afirma que a energia qi que você absorve do ambiente influencia o seu humor, as suas emoções, a sua energia física e, com o tempo, a sua saúde. Essa energia possui vida e vitalidade e é o material mais básico que constitui o mundo e o corpo físico, sustendando as suas atividades vitais.
Qi é um tipo de energia muito semelhante à eletricidade, que flui através do corpo humano ou animal e quando esta circulação de energia elétrica fica bloqueada ou desequilibrada, o indivíduo ou animal ficará doente e, se o fluxo não for restaurado, morrerá. Uma exposição intensa às emoções como raiva, tristeza, melancolia, preocupação e medo podem interromper o mecanismo do qi, causando mudanças patológicas no funcionamento dos órgãos internos com os quais essas emoções estão diretamente correlacionadas. Qi é na verdade a bioeletricidade circulando em todas as coisas, mais especificamente, a energia eletromagnética que emana dos seres humanos e de todos os animais, o que é frequentemente referido como energia bioeletromagnética ou biocampo, que é um campo de energia e informação que circunda e penetra no corpo humano e que é composto de energia eletromagnética mensurável e energia sutil.
Leitura:
-Rey Tiquia (1986). Qi- the energy of life. Australian Wellbeing, 16(86): 102-106.
-Simon Brown (1997). Practical Feng Shui. Cassell Illustrated; Reprint Edition.
-Roger Jahnke (1998). The Healer Within: Using Traditional Chinese Techniques To Release Your Body’s Own Medicine. HarperOne; Illustrated Edition.
-Waechter, R. L. & Lauren, S. (2004). Manipulation of the elctromagnetic spectrum via fields projected from human hands: A qi energy connection?. Subtle energies & energy medicine, 13(3): 233-250.
-Vermander, B. (2012). Qi (energy) in chinese tradition. Ignis 3. -Liu, T. (2018). The scientific hypothesis of an “energy system” in the human body. Journal of Traditional Chinese Medical Sciences, 5: 29-34.
-Gonzalez, M. & Sutherland, E. (2019). Quantum functional energy medicine: the next frontier of restorative medicine. Journal of restorative medicine, 8: 1-7.