O poder secreto da respiração

A respiração nos traz à vida e nos sustenta por todo o caminho. Ela é a essência a partir da qual os filósofos construíram a entidade conhecida por eles como a consciência. De acordo com os escritos da índia antiga, uma inteligência primordial, Brahman, criou todas todas as coisas materiais e espirituais respirando uma essência, uma força vital. Esta força inclui as duas grandes forças de atração e repulsão, onde uma expiração da essência desconhecida produz o mundo e uma inalação faz com que ele desapareça.

A respiração é controlada não fisicamente, mas metafisicamente e quando a respiração cessa, isso significa que a força vital foi extinta, de cuja existência contínua depende toda a respiração. A força vital é o sinônimo da energia atômica animadora de grau superior que serve à vida, que é por vezes chamada de diamagnetismo. Esta força vital está no ar, mas ela não é o ar e nem um de seus constituintes químicos.

Nós estamos constantemente inalando o ar carregado de força vital, e estamos constantemente extraindo-a do ar e apropriando-a para nossos usos e através da respiração controlada e regulada, nós somos capazes de extrair um suprimento maior, que é armazenado no cérebro e nos centros nervosos. Por outro lado, padrões respiratórios inconscientes podem levar à supressão da emoção e do fluxo de energia, que podem se manifestar com sintomas físicos, mentais e emocionais. Quando a respiração é regular e livre, o corpo é capaz de receber os muitos componentes vitais da respiração e a energia dentro do corpo pode fluir livremente.

Leitura:

-Wilhelm Reich (1942). The function of the orgasm. Discovery of the orgone. Vol. 1.

-Callum Coats (1996). Living energies. An exposition of concepts related to the theories of Viktor Schauberger.

-Stolkiner, J. (1997). The emotional functioning of the breath and ist applications in theraphy. International Journal of Core Energetics, 5: 59-77.

-Viktor Schauberger & Callum Coats (1999). Nature as teacher. New principles in the working of nature.