Como a lua influencia a vida na Terra

O nosso vizinho celestial mais próximo, a lua, tem um valor tremendo para a civilização e as culturas. Em várias civilizações, a lua foi retratada como uma divindade e um fenômeno sobrenatural, e ela era tema da mitologia e do folclore. A lua foi chamada de “princesa” que “governa corretamente o reino terrestre, superando os outros planetas não em potência, mas em proximidade.

A lua não apenas influencia a água, o crescimento, o ritmo e os ciclos, mas também a consciência e representa um princípio espiritual, um extremo dos opostos na natureza dualística do nosso mundo. Como a lua é iluminada pelos raios do sol, ela é considerada feminina, e está associada a prata e à operação de destilação, uma das sete operações espirituais e transformacionais alquímicas.

A lua é descrita como a “matéria” ou “luz astral”, uma substância aquosa que não tem forma própria, mas que pode assumir a forma de coisas específicas. Nesse sentido, a importância da lua e da sua influência sobre a humanidade transcendem o que a ciência e a tecnologia retratam como sendo a nossa Lua, já que quando falamos da lua como um corpo físico nos céus, a sua natureza física é apenas a revelação externa, a mais externa do princípio espiritual por trás dela.

Leitura:

-Rudolf Steiner (1923). The spiritual individualities of the planets.

-Hamilton, N. (1985). The alchemical process of tranformation.

-Häffner, M. (1991). The dictionary of alchemy.

-Rodman R. Clayson (2015). Our cosmic neighbors. Story of the stars.